No início dos anos 2000 em todo o país ocorreu uma “explosão” de grupos de base voltados para a geração de trabalho e renda e, como eles, uma forte demanda por assessoria naquilo que estava sendo chamado de “outra economia” – a Economia Solidária. O CEFURIA passou a ser desafiado para contribuir com a organização e formação dos grupos.
Partindo desta demanda, foi criada a Escola de Formação Básica Multiplicadora da Economia popular solidária “História Social do Trabalho”, conhecida como “Escolinha de Economia Solidária” é um curso de formação que tem por objetivo:
Ampliar o coletivo de educadores em Economia Popular Solidária para ajudar no trabalho de acompanhamento de clubes de troca, padarias comunitárias, catadores de materiais recicláveis e outras iniciativas de trabalho e renda onde se desenvolvam valores não capitalistas.
Fornecer instrumentos teórico-metodológicos para os integrantes do coletivo de educadores e animadores destas iniciativas, tendo como referência o pensamento de Paulo Freire.
Avançar na elaboração de uma proposta de economia voltada para a construção de uma sociedade fundada em relações de solidariedade.
Resgatar o trabalho como construtor da vida humana, desvelando o emprego como uma das formas sociais historicamente possíveis, porém não a única.
>> Confira notícias relacionadas a essa Área de Atuação
>> Acesse as cartilhas da série História Social do Trabalho
Confira aqui o vídeo sobre a Escola de Formação Básica Multiplicadora da Economia popular solidária “História Social do Trabalho”: