A fala do Papa Francisco, dita durante o Primeiro Encontro Mundial de Movimentos Populares, no fim do ano passado, é o lema da Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores que será realizada em Curitiba, neste dia 1 de maio.
“Nenhum trabalhador sem direitos” foi a orientação do pontífice da Igreja Católica. No mesmo sentido, a mobilização organizada por Pastorais Sociais e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) visa fortalecer a luta pelo direito da classe trabalhadora.
Com concentração na Estação Tudo Vila São Pedro (Linha Verde), os participantes da romaria seguirão até a Praça São Pedro, no Xaxim. Saúde, moradia, cultura, lazer, segurança e educação são algumas das pautas da mobilização.
A romaria também será uma forma de repudiar o Projeto de Lei 4330 (PL da Terceirização) e as Medidas Provisórias 664 e 665, que tiram direitos já conquistados pelos trabalhadores.
Outras lutas também devem ser levadas ao evento.
O Dia Internacional do Trabalho
O dia 1 de maio é marcado pela reflexão e luta para a ampliação dos direitos da classe trabalhadora de todo o mundo. A data é lembrada pelo início de uma greve geral dos trabalhadores de Chicago (EUA) realizada em 1886, onde manifestantes foram agredidos e até mortos em confronto com a polícia. Os grevistas reivindicavam redução da jornada de trabalho de 16h para 8h diárias.
No Brasil, o Dia Internacional do Trabalhador é reconhecido em feriado nacional.
Participe da romaria
Local: Estação Tubo Vila São Pedro – Linha Verde, esquina com Rua 1º de maio. Xaxim
Romaria até a Praça São Pedro
Concentração: 8h
Mais informações: (41) 3346-7475 / (41) 2105-6326 / (41) 9843-2459