Em 11 de julho de 2024, foi realizado o encontro com catadoras, catadores de Rio Branco do Sul e representantes do Cefuria, que desde o ano de 2022 assessora os grupos da região do município.
Neste encontro, foi organizado um mutirão para limpeza do galpão da ACAMARE (Associação dos Catadores de Rio Branco do Sul) e cada pessoa assinou um documento com os encaminhamentos construídos coletivamente.
COMO SURGIU ESTA PARCERIA?
No ano de 2022, o Cefuria e a Prefeitura de Rio Branco do Sul assinaram o Termo de Colaboração, que consiste no trabalho de assessoramento técnico e cidadão às catadoras e catadores de materiais recicláveis da cidade, a partir da metodologia de educação popular.
Nesse período, já foram realizadas formações específicas à ACAVARI – Associação de Catadores de Recicláveis do Vale do Ribeira, com os seguintes temas: segurança do trabalho, organização contábil e economia solidária.
Foi realizada a análise gravimétrica dos resíduos e o resultado foi que 40% dos que vão para o aterro, são recicláveis. Com esse resultado, o Cefuria propôs a criação de mais uma associação de catadores. Foi criada, então, em 2024 a ACAMARE – Associação de Catadores de Rio Branco do Sul.
A ACAMARE atende uma demanda por melhores condições de vida e trabalho dos catadores e das catadoras do município. Além de implementar políticas públicas ambientais e de resíduos sólidos, sendo um exemplo para a toda a região.