Comunidade da Portelinha recebe evento do mês da Consciência Negra

No sábado, 09 de novembro, o CEFURIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo) promoveu o evento “Consciência Negra na Portelinha”, na periferia de Curitiba. As atividades foram realizadas no Clube de Mães da Portelinha. O público pode participar de diversas atividades como oficinas, atrações culturais e atividades para as crianças, além de um delicioso almoço gratuito. 

A atividade teve como objetivo promover o debate da igualdade racial, atrelados aos temas da assistência social, na comunidade. A partir das 11h30 o evento contou com uma acolhida inicial e as crianças puderam se divertir em brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas. 

Ao longo do dia, ocorreram oficinas direcionadas à cultura e à geração de trabalho e renda. As oficinas oferecidas foram: Graffiti para geração de renda; e Bijuterias com materiais recicláveis, com inscrições gratuitas e feitas na hora e local. Além disso, o evento contou com apresentações culturais que prestigiaram a cultura afro-brasileira. Entre as atividades culturais realizadas, o público pode ver a apresentação teatral Teatro de bonecos “Têm mamulengo aqui!” e a apresentação literária do Coletivo Pretas com Poesia

O evento também contou com falas sobre o SUAS, realizada pela assistente social Andréia Alfaz, que ressaltou direitos que as pessoas podem acessar, como BPC (Benefício de Prestação Continuada), Auxílio Emergencial e destacou a forma de acesso, por meio dos equipamentos do SUAS como os CRAS e CREAS. Materiais informativos sobre o SUAS e seus serviços foram distribuídos para os participantes. 

A igreja católica, atuante no território, também esteve presente, na figura do Padre Claudinei Niedzwiecki que realizou uma fala sobre a importância do evento. O Padre destacou a importância do evento, do Clube de Mães e o protagonismo da comunidade e parceiros como o CEFURIA. 

O evento foi realizado pelo CEFURIA em parceria com o Clube de Mães da Portelinha e com o MTD (Movimento de Trabalhadores por Direitos). A ação integra as atividades do projeto “Construindo uma Cultura Solidária”, executado pelo CEFURIA junto à FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba, celebrado por meio do termo de fomento Nº 6698/23.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =