Curso de comunicação popular promove formação em fotografia

Dando continuidade às formações da Escola de Formação Básica Multiplicadora de Comunicação Popular, o terceiro módulo do curso teve como tema a fotografia popular nas comunidades. Realizado no dia 07 de outubro, na sede do CEFURIA (Centro de Formação Urbano e Rural Irmã Araújo), a atividade foi facilitada pela comunicadora e fotógrafa Lia Bianchini da COOPERCOM (Cooperativa de Comunicação) e pelo comunicador e fotógrafo Emerson Nogueira do CEFURIA. 

Dividido em duas partes, a formação buscou abordar os princípios da fotografia e o seu papel social. Na primeira parte, ministrada pela fotógrafa Lia Bianchini, foram abordados os princípios básicos e técnicas da fotografia, como o funcionamento de uma câmera, a fotometria (ISO, abertura de diafragma e velocidade do obturador) e as regras de composição. 

Lia também trouxe uma introdução às técnicas de edição e tratamento de fotos, apresentando a ferramenta de edição Lightroom, e trazendo uma introdução ao uso das cores nas imagens. Para isso, a fotógrafa trouxe imagens de sua autoria, onde mostrou o uso das regras de composição e o antes e depois da edição e tratamento das fotos no Lightroom.

Na segunda parte do módulo, foi tratado o tema do papel social da fotografia em comunidades periféricas. Ministrado pelo comunicador e fotógrafo Emerson Nogueira, foram abordadas a fotografia realizada por integrantes de comunidades periféricas e coletivos de fotografia e comunicação popular. 

Também foi tematizado a fotografia popular enquanto contraponto à “histórica única”, praticada pela imprensa hegemônica, e que propaga estereótipos, a partir da ótica da violência. Como exemplos foram apresentados o trabalho do fotógrafo João Roberto Ripper, da Escola Agência Imagens do Povo (RJ), DiCampana Foto Coletivo (SP), Mídia Ninja (BR), CWB Resiste (PR), Mídia Indígena (BR) e a Mídia Nativa On (PR). 

Por fim, os educandos foram convidados a realizarem um trabalho prático, em que tinham que fotografar com o celular cenas e temas da sala, a partir dos conteúdos abordados no módulo. Também, foram instigados a praticarem a fotografia popular em seus territórios e coletivos e trazerem imagens que mostrem a beleza de suas comunidades e cotidianos. O objetivo é colocar em prática os conhecimentos adquiridos e fomentar a fotografia popular que traga uma narrativa das comunidades produzida pelos seus próprios integrantes. 

O objetivo da Escola de Formação Básica Multiplicadora de Educação Popular é capacitar os educandos em noções básicas em ferramentas de comunicação popular para que possam atuar em seus territórios e coletivos. A ação integra as atividades do projeto “Construindo uma Cultura Solidária”, executado pelo CEFURIA junto à FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba, celebrado por meio do termo de fomento Nº 6698/23. O próximo encontro ocorre no dia 21, segunda-feira, às 18h, na sede do CEFURIA. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =