CEFURIA conclui Escola de Formação Básica Multiplicadora de Educação Popular

No dia 26 de agosto o CEFURIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo) finalizou mais uma edição da Escola de Formação Básica Multiplicadora de Educação Popular. Foram ao todo foram 5 módulos, divididos em 5 encontros semanais, realizados na sede do CEFURIA, organizados pelo educador Romulo Daniel, da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade.

A atividade tem como objetivo fortalecer lideranças, movimentos sociais e OSCs  que atuam nos territórios periféricos de Curitiba – Paraná. Participaram da formação cerca de  40 pessoas, de diferentes regiões de Curitiba. A ação é fruto do projeto Construindo uma Cultura Solidária, executado pelo CEFURIA junto à FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba, celebrado por meio do termo de fomento Nº 6698/23.

Construindo uma Cultura Solidária: conheça o projeto do CEFURIA nas periferias

Cada um dos 5 módulos, abordaram diferentes temas da educação popular, suas bases teóricas e experiências históricas. O primeiro módulo teve como tema os “Pressupostos da Educação Freireana” e foi ministrado com o apoio do educador popular André Lange, do CEPAT (Centro de Promoção de Agentes de Transformação). 

André Lange abordou a contraposição entre educação bancária e educação libertadora. Para André,  a primeira é vertical, desumana e coerente com um projeto de sociedade fundado na desigualdade. A educação libertadora é crítica, horizontal, rebelde e se funda num projeto de sociedade de libertação da humanidade de todas as correntes.

Já o segundo módulo teve como tema “Corporeidade e Teatro do Oprimido” e foi ministrado em duas partes: a primeira com o apoio da psicóloga e atriz Sara Chaia e do estudante de assistência social Veri Assis. Ambos trouxeram uma introdução ao Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os/as educandos/as. A segunda parte foi ministrada com o apoio da psicóloga Giovana Saltori, que trabalhou o tema da Corporeidade (Pedagogia da Corporeidade).

Na semana seguinte, o terceiro módulo teve como tema o “Sistematização de Experiência”, sendo ministrado com o apoio de educadores populares do CEFURIA, Gisele Carneiro, Luís Pequeno e Rayane Costa. As educadoras, abordaram a obra do autor Oscar Jara contemporâneo de Augusto Boal e de Paulo Freire, que desenvolveu a parte da sistematização de experiências coletivas na América Latina. 

O tema do quarto módulo foi “Pedagogia da Autogestão”. A facilitação do encontro foi feita por um coletivo, diferentemente dos outros encontros: a Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver, representada por Romulo, Cassiano, Luz, Luzia e Lucas. O grupo trouxe a experiência própria de autogestão. “As pessoas são valorizadas por meio da autogestão, que envolve a troca de saberes e de experiências, a divisão de tarefas e as decisões coletivas”, destacou um dos educadores.

O quinto e último módulo, abordou o tema “Educação Popular e Garantia de Direitos”, dividida em duas partes, sendo a primeira ministrada com o apoio da historiadora Adriana Oliveira,coordenadora do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) no Paraná e do coletivo Marmitas da Terra.

Na segunda parte foram realizadas leituras em grupo e sintetização de abordagens de educação popular a partir da obra de Paulo Freire. Por fim, houve a certificação de todos/as educandos/as e finalizando com uma breve confraternização, animada pela voz e violão do educador popular Luís Pequeno. 

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