Após três meses de oficinas, o projeto de Horta e Cozinha Comunitária chega à reta final

Abril e Maio foram meses intensos de oficinas na Comunidade Nova Esperança, em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba. Com objetivo de gerar trabalho e renda construímos atividades todos os finais de semana, exceto no dia das mães.
A cada encontro avançamos na socialização de conhecimentos, técnicas e práticas, tanto no manejo da horta, quanto em cozinha e padaria.

Horta

Nas oficinas de Horta Comunitária logo no inicio foi construído o espaço de compostagem, que posteriormente serviu de adubo para os canteiros. Nossos primeiros canteiros já estavam construídos, então seguimos no trabalho de manutenção, manejo e construção de novos canteiros, foram plantadas hortaliças, temperos e plantas medicinais que servirão tanto para uso pessoal, quanto para geração de renda na comunidade.
A cada encontro avançamos no trabalho de manutenção dos canteiros e da composteira, em maio começamos a construção do Viveiro de mudas, que abrigará o primeiro ciclo de plantio das sementes, além de garantir a infraestrutura necessária para continuidade da Horta.
Em junho concluímos nosso viveiro de mudas, colhemos as primeiras levas de verduras e temperos, além de iniciarmos as oficinas de empreendimento da horta comunitária

Cozinha
As oficinas de Cozinha Comunitária aconteceram em alternância continuada com as oficinas de Horta Comunitária, nos finais de semana em revezamento de conteúdo sobre cozinha e padaria, foram diversas técnicas, receitas e muito aprendizado coletivo.
Nas oficinas de cozinha tivemos uma disputa acirrada sobre qual foi a oficina mais saborosa, aprendemos a fazer massas como macarronada e ravióli, mas a oficina mais esperada foi a de feijoada que veio completa, com arroz, couve, laranja e farofa além de um vinagrete de banana que surpreendeu a todos, assim avançamos na socialização do conteúdo programado com criatividade e muito sabor.
No aprendizado de panificação o cheiro de pão fresquinho era constante, dos fornos da cozinha saíram muitas receitas saborosas com todo mundo anotando cada item das receitas para replicar em casa enquanto aguardávamos o tempo de cocção. Entre as receitas aprendemos a fazer pão de leite, pão de ló, coberturas para bolo, sonho, chineque, pão de abóbora, coxinha e rissoles.
No ultimo fim de semana de maio aconteceu a segunda Oficina e agora, o assunto foi a panificação. As alunas e os alunos aprenderam a fazer pão de leite, pão de ló, coberturas para bolo entre outros. No final da aula aconteceu a degustação do que foi feito, juntamente com o lanche que é servido pelo Projeto. Aprovação total dos alunos e das alunas!
Em Junho entramos na reta final, planejamos e fizemos o bolo de aniversário da comunidade, aprendemos a fazer o calculo de consumo, além de continuar as oficinas de panificação, por fim, entramos nas oficinas de assessoria em empreendimento.

O Projeto Horta e Cozinha Comunitária produzindo Comida, Trabalho e Renda
sob o Termo de Fomento nº 941818/2023, tem como objeto a formação e capacitação dos/as residentes da Comunidade Nova Esperança, um território urbano de ocupação localizado no município de Campo Magro, em hortas e cozinhas comunitárias para a produção de comida, trabalho e renda, promover um processo de qualificação ao mundo do trabalho alinhado à emergente necessidade de garantir segurança alimentar, inclusão produtiva e autonomia socioeconômica à população atendida.

Editado · 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 2 =