Criado no início do mês, o Núcleo Paranaense da Auditoria Cidadã da Dívida Pública estará se reunindo na próxima quinta-feira (24), para definir a composição dos grupos de trabalho.
Interessados em integrar o Núcleo são convidados a participar do debate. Os participantes também ajudarão a construir um calendário de atividades do grupo.
O Núcleo Paranaense integra a Auditoria Cidadã da Dívida Pública, associação nacional criada em 2001 que realiza estudos, publicações e eventos relacionados ao endividamento público brasileiro.
No Paraná, o Núcleo foi criado no dia 10 de setembro de 2015, com o acompanhamento de Maria Lúcia Fattorelli. Auditora da Receita Federal aposentada, a coordenadora nacional da associação também participou recentemente da auditoria da dívida grega.
Dívida Pública brasileira
Segundo dados da Auditoria Cidadã, em 2014 o Governo Federal gastou mais de 45% do total de seu orçamento executado com juros e com amortecimento da dívida pública da união. A associação também indica que essa quantia corresponde a 12 vezes do que foi destinado à educação e 11 vezes em relação aos gastos com saúde.
>> Confira aqui o gráfico do orçamento geral da União executado em 2014
Ainda segundo a análise realizada por Maria Lucia Fatorelli e Rodrigo Ávila, a alta taxa de juros e a aplicação de juros sobre juros (prática considerada ilegal) são algumas das práticas que impactam ainda mais a geração da dívida pública.
Reunião do Núcleo Paranaense de Auditoria Cidadã da Dívida Pública
Data: 24 de setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural dos Bancários
Rua Piquiri 380 – Rebouças
Curitiba