Pequenos agricultores, guardiões das sementes crioulas, técnicos e consumidores estarão reunidos no próximo domingo (30) para a III Festa da Semente, no sítio da Fundação Vida Para Todos – ABAI, em Mandirituba/PR.
Como uma sementeira, o encontro tem se multiplicado a cada ano, em número de participantes e também no fortalecimento das trocas de sementes e de experiências no cultivo. Está confirmada a participação Adolfo Pérez Esquivel da Argentina, Prêmio Nobel da Paz 1980.
O evento é organizado por uma rede de entidades populares do Paraná, que trabalha pelo resgate das sementes crioulas, indicando também um novo método de cultivo da terra: a agroecologia. A Festa é organizada pela ABAI, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia – AOPA, EMATER, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, REDE ECOVIDA, Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mandirituba.
A aliança entre as sementes crioulas e agroecologia é uma alternativa real à lógica do agronegócio, pois há o respeito à biodiversidade, a autonomia dos produtores e alimentos mais saudáveis para agricultores e consumidores. Considerando o cenário de aprofundamento do monopólio das sementes transgênicas e dos agrotóxicos, que geram muito lucro a empresas multinacionais, a agroecologia tem crescido como uma ferramenta para a soberania alimentar.
>> Acesse aqui o evento no facebook
Programação
– Início às 8h com inscrições, café e muita animação com a Banda da ABAI
– Participação do Prêmio Nobel da Paz 1980 – Adolfo Pérez Esquivel da Argentina
– Oficinas de saberes
– Programa especial para criança
– Celebração Ecoespiritual
– Almoço compartilhado
– Homenagens
– Feira com troca de sementes, mudas e animais
Como chegar
>> Para quem vai de carro:
Pegar a BR 116, direção de Porto Alegre, após 40 km você chegará em Mandirituba, entrar na cidade, subir a rua principal do lado da Igreja. Logo em frente, na frente do Banco do Brasil, dobrar a direita, descer e sobir do outro lado, indo sempre reto por mais 3 km até chegar na entrada da ABAI.
* No dia da festa, haverá sinalização indicando o caminho. Os moradores de Mandirituba também saberão informar.
>> Para quem vai de ônibus:
Saindo de Curitiba: pegar o ônibus metropolitano na Rua Dr. Muricy e depois no terminal rodoviário de Mandirituba, tomar um táxi até a sede da ABAI.
Informações
– Secretaria da ABAI – 041 3626-1202
– Alice – a.farianovato@gmail.com
– Marianne – marianne@fvida.org.br
– Juvenal Rocha – juvenalrocha50@gmail.com