Camponeses e agricultores guardiões das sementes integraram os movimentos sociais do campo e da cidade para promover a II Festa da Semente Crioula, realizada em Mandirituba, Paraná, neste último domingo (31). O encontro foi realizado na sede da Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI), e contou com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA).
Foi realizada uma Mística em defesa das sementes e contra o agronegócio e o uso de agrotóxicos e transgênicos, e após as falas houve ainda uma homenagem a Dom Tomás Balduino, um dos fundadores da CPT. Depois de uma partilha de alimentos, foi feita uma grande exposição dos produtores rurais, aberta à visitação, e a Mística da Troca de Sementes, na qual todos os presentes puderam contribuir em nome da agroecologia e defesa das sementes crioulas. O encontro contou ainda com a participação das Padarias Comunitárias da Rede Fermento na Massa, que disponibilizou os produtos feitos na padaria para venda na Festa da Semente.
Plebiscito Popular
Durante a II Festa da Semente Crioula, foi realizado um espaço para debater a Campanha por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Com a proximidade da semana da pátria, de 1 a 7 de setembro, data planejada para o lançamento da Campanha do Plebiscito Popular, foi possível abrir um diálogo e convidar os participantes a votar e divulgar o tema.